Adaptação Metabólica após perda abusiva de massa corporal, perder muito de forma rápida é saudável?
- Vinicius Concon RIsso
- 6 de mai. de 2017
- 2 min de leitura
A taxa metabólica basal (TMB) é basicamente o quanto o organismo gasta de energia (em kcal) para se manter vivo, sendo responsável por cerca de 60 a 75% do gasto energético total, e portanto, importante dentro do processo de emagrecimento. Com a perda de massa corporal total há também uma gradual diminuição da TMB (resposta de sobrevivência, se consumo menos preciso gastar menos), esse fenômeno é chamado de “Adaptação Metabólica” (metabolic adaptation) ou “Termogênese Adaptativa” (adaptative thermogenesis) e tem grande parcela de contribuição no reganho de peso (efeito sanfona). O programa americano “The biggest loser” funciona como um Big Brother, só que para emagrecer. Os indivíduos ficam confinados em uma casa com alimentação restrita e muita prática de exercício físico, e ganha quem diminuir mais sua massa corporal total (MCT - kg) na balança. O presente artigo investigou a composição corporal (DEXA) e a taxa metabólica basal (Calorimetria Indireta) de 14 dos 16 integrantes da primeira edição do programa nos seguintes momentos: antes do programa (2 semanas antes), após o programa (duração de 7,5 meses) e 6 anos após o término do programa. Os indivíduos reduziram em média 58,3kg (+- 24,9) a MCT e apresentaram diminuição na TMB (adaptação metabólica) de -275 kcal/dia (+-207), porém 6 anos depois, a média de reganho foi de 41kg, sendo que alguns participantes estavam mais pesados do que antes do programa. Pior ainda foi a catástrofe gerada na TMB, apresentando uma adaptação metabólica de aproximadamente -500kcal/dia. Ou seja, os indivíduos estão praticamente com a mesma massa corporal do que antes do programa, porém com um metabolismo “mais lento”. Segundo os autores, os participantes que apresentaram maior diminuição na massa corporal total foram aqueles que mais sofreram com a adaptação metabólica. Além disso, estudos citados no presente artigo apontam que a adaptação metabólica está diretamente associada com o aumento da fome, atrapalhando também no balanço energético negativo.
Os autores concluem que quedas abruptas na massa corporal total, assim como experimentadas pelos participantes do programa, aumentam consideravelmente a probabilidade de reganho (efeito sanfona). Concluindo, para o emagrecimento não existe milagre e muito menos imediatismo. Muitos me perguntam se o que estão fazendo irá gerar bons resultados, eu respondo: Você consegue manter essa rotina para o resto da sua vida? Se a resposta for não, a minha será a mesma.
Construa novos hábitos com a ajuda de um profissional de educação física, de nutrição e, dependendo do caso, um psicólogo. Aprenda sobre exercícios (e não reproduza treinos), aprenda sobre nutrição (e não reproduza dietas), coloque REGULARIDADE, que passo a passo você chegará lá. Agora a tentação é grande (emagreça 30kg em 1 mês, coma isso, coma aquilo, shakes...), pois bem, livre arbítrio.. a adaptação metabólica mandou um abraço.

Komentar